Blog

Abertas as Inscrições para a "Capacitação em Psicologia Analítica"

31 de Maio de 2017
Fabrício Fonseca Moraes

Inscrições Abertas!!!!

 

.

O Programa de Capacitação em Psicologia Analítica é composto por dois ciclos. O primeiro é o ciclo teórico, composto por disciplinas que visam apresentar e aprofundar a teoria junguiana. Constitui-se por 144 horas de encontros presenciais e 26 horas de atividades extras, totalizando 170 horas. Este ciclo é aberto a todo participante com curso superior ou aluno de psicologia interessado em conhecer o pensamento de junguiano. Uma vez concluído o ciclo teórico, os participantes que atuam na área da saúde poderão ingressar no ciclo clinico. Este é formado por disciplinas que enfocam a prática e técnica junguiana, com 144 horas de encontros presenciais e 30 horas destinada a produção de um artigo. 
 

Ao concluir o ciclo teórico o participante de recebe o certificado de “Capacitação em Psicologia Analítica”. Ao concluir o ciclo clínico o participante receberá o certificado de “Capacitação em Psicoterapia Junguiana”.

Porque não formação?

É bem comum falarmos de formação em Psicologia Analítica. As formações possuem por caraterística além do estudo teórico, horas fixas de análise pessoal e supervisão. Compreendemos que supervisão e a análise pessoal são fundamentais para qualquer um que se proponha ao ofício de psicoterapeuta e a formação é um processo contínuo que se estende ao longo de toda a vida.

Optamos em fazer uma capacitação por compreendermos que a formação é uma responsabilidade pessoal e consoante com o processo de individuação de cada um. Assim, respeitando as pessoas que já fazem supervisão e análise pessoal com os profissionais de sua escolha, incentivaremos a busca por análise pessoal e supervisão a todos os participantes, mas, sem impor-lhes a obrigação desde ou daquele profissional.
Programa do Ciclo Teórico: 

Módulos do Ciclo Teórico

  1. A construção da Psicologia Analítica: História e Contexto
  1. O Inconsciente Coletivo e a Teoria dos Arquétipos
  1. Energia e dinâmica psíquica
  1. Arquétipos Fundamentais
  1. O processo de Individuação
  1. Teorias do Desenvolvimento : Neumann e Fordham
  1. Tipos Psicológicos e a dinâmica da consciência
  1. Psicologia Mitos e Espiritualidade I
  1. Psicologia e alquimia
  1. Epistemologia Junguiana
  1. Sonhos
  1. Complexos Culturais


Aulas e período:  As aulas dos módulos acontecerão às sextas à noite (das 19h às 22h) e aos sábados manhã (das 8h às 12h) e tarde (das 13:30h às 17:30h) uma vez por mês durante 12 meses (cada ciclo).
Vagas: Serão disponibilizadas apenas 10 vagas. 
Inscrição: A inscrição será realizada mediante a assinatura do contrato e o pagamento da primeira parcela do curso de capacitação (referente ao mês de agosto).

Valor da Mensalidade: 275 reais
Até o dia 10 de cada mês terá desconto saindo: 250 reais.
(O valor corresponde ao Ciclo teórico)
Início: 11 de agosto de 2017
Local: Av. Nossa Senhora da Penha, 565, Ed. Royal Center, sl. 601. Praia do Canto, Vitória.

Informações: contato@cepaes.com.br ou no evento https://goo.gl/eVDqzm  ou pelo tel 993166985

 

Coordenação
 

Fabricio Fonseca Moraes (CRP – 16/1257)
Formado em Psicologia na Universidade Federal do Espirito Santo (2003). Desde então atua na prática clínica de orientação junguiana. Especialista em “Psicologia Clínica e da Família” pela Faculdade Saberes/ES(2007) e em “Teoria e Prática Junguiana” pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (2008). Formação em Hipnose Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson do Espirito Santo (2015).
É coordenador do “Grupo de Estudos Aion – Estudos Junguianos”, em Vitória/ES desde 2012. Com experiência com docência em ensino superior (graduação e pós-graduação). Responsável pelo Site Jung no Espirito Santo. Segue a orientação Clássica da junguiana com mais de 15 anos de estudos em psicologia analítica.

 

Kelly Guimarães Tristão (CRP 16/1398)
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES, e mestre pela mesma instituição. Possui especialização em Psicologia Clínica e da Família, pela Faculdade Saberes e Especialização em Teoria e Prática Junguiana pela Universidade Veiga de Almeida – RJ.

Tem experiência em docência de Ensino Superior e atualmente é docente de Pós-Graduação (nível especialização). Como Psicóloga Clínica segue a orientação Clássica em psicologia analítica e tem experiência com atendimento de crianças, adolescentes e adultos, psicoterapia individual e de família, e Supervisão Clínica na abordagem junguiana. É sócia do Centro de Psicologia Analítica do Espírito Santo.

Coautora do Capitulo “Vida Simbólica: Considerações sobre a Religiosidade no Projeto Saúde-Doença” In: Jung e Saúde: Temas Contemporâneos. (Org.) Sandra Amorim e Fernanda Aprille Bilotta. 1ed. São Paulo: Paco Editorial, 2014. 
Autora de diversos artigos científicos na Temática de Saúde Mental.

 

Fabrício Fonseca Moraes

É psicólogo clínico junguiano. Começou a estudar a psicologia junguiana em 2000. Possui especialização em Psicologia Clínica e da Família (2007) e em Teoria e Prática Junguiana, pela Universidade Veiga de Almeida, RJ (2008). Curso em Hipnose Ericksoniana e em Tanalogia.

É coordenador do “Grupo de Estudos Aion - Estudos Junguianos”, em Vitória/ES desde 2012. Possui experiência com docência em ensino superior (graduação e pós-graduação).

Co-autor do Capítulo “Vida Simbólica: Considerações sobre a Religiosidade no Projeto Saúde-Doença” In: Jung e Saúde: Temas Contemporâneos. (Org.) Sandra Amorim e Fernanda Aprille Bilotta. 1ed. São Paulo: Paco Editorial, 2014.

Atende adolescentes e adultos e realiza supervisão clínica na abordagem junguiana.

Contato:

E-mail: fabriciomoraes@cepaes.com.br

Telefones: (27) 3235-8293 / (27) 9 9316-6985

Gostou do post? Veja mais:
Texto - Yoda vs Sombra– Comentários acerca da integração da Sombra

Nota: Este texto foi publicado originalmente no site Jung no Espirito Santo em 22/04/2015. Sendo revisado no no dia 13/06/2017 para publicação no CEPAES. Há algum tempo atrás, um vídeo chamou...

Revista "Grandes Temas do Conhecimento Psicologia - Especial Carl G. Jung"

A revista "Grandes Temas do Conhecimento Psicologia" da Editora Mythos traz em sua edição número 37 uma edição especial sobre Carl G. Jung.  Nesta edição, a matéria...

Texto - O tempo e Maya : Algumas Reflexões sobre o Tempo na Psicoterapia a partir de um conto Hindu

Nota: 1- Este texto foi publicado pela primeira vez com o título “O tempo na Psicoterapia: Algumas Reflexões sobre o Tempo a partir de um conto Hindu” em 10 de setembro de 2012. Sendo revisado em 23 de maio de 2015. 2...

Texto - Anima, Animus e Alteridade – Revisão do texto de 05/04/2010

  Notas: 1- Este texto foi publicado originalmente em  02 de março de 2015 no blog "Jung no Espirito Santo".  Sendo revisado em 04 de junho de 2017 para a publicação no CEPAES 2- Em 05 abril de...

Roda de Conversa na UFES

No ultimo dia 23/06, participamos da Roda de Conversa sobre as Contribuições da Psicologia Analítica.  Foi uma tarde realmente agradável desejamos que o Grupo de estudos junguianos da UFES tenha sucesso!...

Texto - Desafios da Clínica: sofrimento psíquico, medicalização e cuidados

Nota: Texto apresentado na Semana da Psicologia da UVV, em 04 de setembro de 2014, publicado no blog "Jung no Espirito santo".   Boa noite a todos, aos colegas da mesa, gostaria de agradecer o convite da prof. Luciana Bicalho...