Blog

Abertas as Inscrições para a "Capacitação em Psicologia Analítica"

31 de Maio de 2017
Fabrício Fonseca Moraes

Inscrições Abertas!!!!

 

.

O Programa de Capacitação em Psicologia Analítica é composto por dois ciclos. O primeiro é o ciclo teórico, composto por disciplinas que visam apresentar e aprofundar a teoria junguiana. Constitui-se por 144 horas de encontros presenciais e 26 horas de atividades extras, totalizando 170 horas. Este ciclo é aberto a todo participante com curso superior ou aluno de psicologia interessado em conhecer o pensamento de junguiano. Uma vez concluído o ciclo teórico, os participantes que atuam na área da saúde poderão ingressar no ciclo clinico. Este é formado por disciplinas que enfocam a prática e técnica junguiana, com 144 horas de encontros presenciais e 30 horas destinada a produção de um artigo. 
 

Ao concluir o ciclo teórico o participante de recebe o certificado de “Capacitação em Psicologia Analítica”. Ao concluir o ciclo clínico o participante receberá o certificado de “Capacitação em Psicoterapia Junguiana”.

Porque não formação?

É bem comum falarmos de formação em Psicologia Analítica. As formações possuem por caraterística além do estudo teórico, horas fixas de análise pessoal e supervisão. Compreendemos que supervisão e a análise pessoal são fundamentais para qualquer um que se proponha ao ofício de psicoterapeuta e a formação é um processo contínuo que se estende ao longo de toda a vida.

Optamos em fazer uma capacitação por compreendermos que a formação é uma responsabilidade pessoal e consoante com o processo de individuação de cada um. Assim, respeitando as pessoas que já fazem supervisão e análise pessoal com os profissionais de sua escolha, incentivaremos a busca por análise pessoal e supervisão a todos os participantes, mas, sem impor-lhes a obrigação desde ou daquele profissional.
Programa do Ciclo Teórico: 

Módulos do Ciclo Teórico

  1. A construção da Psicologia Analítica: História e Contexto
  1. O Inconsciente Coletivo e a Teoria dos Arquétipos
  1. Energia e dinâmica psíquica
  1. Arquétipos Fundamentais
  1. O processo de Individuação
  1. Teorias do Desenvolvimento : Neumann e Fordham
  1. Tipos Psicológicos e a dinâmica da consciência
  1. Psicologia Mitos e Espiritualidade I
  1. Psicologia e alquimia
  1. Epistemologia Junguiana
  1. Sonhos
  1. Complexos Culturais


Aulas e período:  As aulas dos módulos acontecerão às sextas à noite (das 19h às 22h) e aos sábados manhã (das 8h às 12h) e tarde (das 13:30h às 17:30h) uma vez por mês durante 12 meses (cada ciclo).
Vagas: Serão disponibilizadas apenas 10 vagas. 
Inscrição: A inscrição será realizada mediante a assinatura do contrato e o pagamento da primeira parcela do curso de capacitação (referente ao mês de agosto).

Valor da Mensalidade: 275 reais
Até o dia 10 de cada mês terá desconto saindo: 250 reais.
(O valor corresponde ao Ciclo teórico)
Início: 11 de agosto de 2017
Local: Av. Nossa Senhora da Penha, 565, Ed. Royal Center, sl. 601. Praia do Canto, Vitória.

Informações: contato@cepaes.com.br ou no evento https://goo.gl/eVDqzm  ou pelo tel 993166985

 

Coordenação
 

Fabricio Fonseca Moraes (CRP – 16/1257)
Formado em Psicologia na Universidade Federal do Espirito Santo (2003). Desde então atua na prática clínica de orientação junguiana. Especialista em “Psicologia Clínica e da Família” pela Faculdade Saberes/ES(2007) e em “Teoria e Prática Junguiana” pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (2008). Formação em Hipnose Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson do Espirito Santo (2015).
É coordenador do “Grupo de Estudos Aion – Estudos Junguianos”, em Vitória/ES desde 2012. Com experiência com docência em ensino superior (graduação e pós-graduação). Responsável pelo Site Jung no Espirito Santo. Segue a orientação Clássica da junguiana com mais de 15 anos de estudos em psicologia analítica.

 

Kelly Guimarães Tristão (CRP 16/1398)
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES, e mestre pela mesma instituição. Possui especialização em Psicologia Clínica e da Família, pela Faculdade Saberes e Especialização em Teoria e Prática Junguiana pela Universidade Veiga de Almeida – RJ.

Tem experiência em docência de Ensino Superior e atualmente é docente de Pós-Graduação (nível especialização). Como Psicóloga Clínica segue a orientação Clássica em psicologia analítica e tem experiência com atendimento de crianças, adolescentes e adultos, psicoterapia individual e de família, e Supervisão Clínica na abordagem junguiana. É sócia do Centro de Psicologia Analítica do Espírito Santo.

Coautora do Capitulo “Vida Simbólica: Considerações sobre a Religiosidade no Projeto Saúde-Doença” In: Jung e Saúde: Temas Contemporâneos. (Org.) Sandra Amorim e Fernanda Aprille Bilotta. 1ed. São Paulo: Paco Editorial, 2014. 
Autora de diversos artigos científicos na Temática de Saúde Mental.

 

Fabrício Fonseca Moraes

É psicólogo clínico junguiano. Começou a estudar a psicologia junguiana em 2000. Possui especialização em Psicologia Clínica e da Família (2007) e em Teoria e Prática Junguiana, pela Universidade Veiga de Almeida, RJ (2008). Curso em Hipnose Ericksoniana e em Tanalogia.

É coordenador do “Grupo de Estudos Aion - Estudos Junguianos”, em Vitória/ES desde 2012. Possui experiência com docência em ensino superior (graduação e pós-graduação).

Co-autor do Capítulo “Vida Simbólica: Considerações sobre a Religiosidade no Projeto Saúde-Doença” In: Jung e Saúde: Temas Contemporâneos. (Org.) Sandra Amorim e Fernanda Aprille Bilotta. 1ed. São Paulo: Paco Editorial, 2014.

Atende adolescentes e adultos e realiza supervisão clínica na abordagem junguiana.

Contato:

E-mail: fabriciomoraes@cepaes.com.br

Telefones: (27) 3235-8293 / (27) 9 9316-6985

Gostou do post? Veja mais:
Texto - Yoda vs Sombra– Comentários acerca da integração da Sombra

Nota: Este texto foi publicado originalmente no site Jung no Espirito Santo em 22/04/2015. Sendo revisado no no dia 13/06/2017 para publicação no CEPAES. Há algum tempo atrás, um vídeo chamou...

Revista "Grandes Temas do Conhecimento Psicologia - Especial Carl G. Jung"

A revista "Grandes Temas do Conhecimento Psicologia" da Editora Mythos traz em sua edição número 37 uma edição especial sobre Carl G. Jung.  Nesta edição, a matéria...

Texto - Kiriku e a Feiticeira – alguns comentários junguianos

Nota: Texto postado originalmente no site Jung no Espirito Santo, em 07/05/2015   Há poucos dias um colega, Douglas Jakob,  postou no grupo “Psicologia Junguiana no ES” do facebook uma sugestão, pedindo um...

Texto - Anima, Animus e Alteridade – Revisão do texto de 05/04/2010

  Notas: 1- Este texto foi publicado originalmente em  02 de março de 2015 no blog "Jung no Espirito Santo".  Sendo revisado em 04 de junho de 2017 para a publicação no CEPAES 2- Em 05 abril de...

Texto - NUMINOSO: Do sagrado de Otto ao Arquétipo de Jung

Notas: 1-  Este texto foi publicado em 13 de abril de 2010 no blog “Jung no Espirito Santo”. 2- Este texto foi produzido para a apresentação oral realizada no  I Congresso Estadual de Psicologia...

Texto - Considerações sobre o “Eficaz”no texto “Os objetivos da Psicoterapia” de C.G.Jung

(Texto publicado originalmente no blog "Jung no Espirito Santo" em 18 de maio de 2013)   Este texto surgiu de uma discussão no Grupo Aion de estudos Junguianos acerca do texto“Os Objetivos da Psicoterapia” do...